Ambientes híbridos com recurso a Metodologias Ativas: Aprendizagem Invertida e Gamificação

As inscrições estão encerradas

Esta oficina de formação tem como finalidade a introdução de novas metodologias e pedagogias práticas de aprendizagem, bem como dos dispositivos móveis de comunicação no trabalho letivo dos professores. Desta feita, queremos dar prevalência às metodologias sobre as tecnologias, conscientes de que é por essa via que se conseguem mudanças mais significativas e duradouras. A formação estará dividida em duas partes: 1- Aplicações e plataformas digitais; 2- Metodologias ativas de ensino e aprendizagem. A oficina de formação servirá para os professores beneficiarem de uma introdução às pedagogias ativas num contexto de ensino híbrido, considerando o papel do professor num contexto presencial ou a distância, com a adaptação às tecnologias e aos espaços virtuais de apoio à concretização de aprendizagens. Destina-se a todos os professores do ensino básico, ensino secundário e educação especial.

Objetivos

1. Desenvolver as competências de literacia digital dos professores;
2. Apresentar modelos pedagógicos ativos com a utilização de tecnologia;
3. Potenciar a utilização dos recursos digitais em desenhos pedagógicos híbridos;
4. Compreender as potencialidades pedagógicas da utilização da tecnologia integrada em   ambientes híbridos de aprendizagem;
5. Desenvolver estratégias de articulação entre a pedagogia, o espaço e a tecnologia;
6. Desenvolver estratégias de articulação entre o currículo e as soft skills por meio da tecnologia;
7. Apoiar os professores na implementação de práticas pedagógicas num ensino híbrido.

Destinatários

Professores do ensino básico, ensino secundário e educação especial                                           

Programa

Módulo 1 - Uso de tecnologia educativa em sala de aula (3 horas presenciais + 3 horas assíncronas)
Módulo 2 - Cenários de Inovação Pedagógica (3 horas online síncronas + 3 horas assíncronas)
Módulo 3 - Ensino online e híbrido (3 horas online síncronas + 3 horas assíncronas)
Módulo 4 - Modelo pedagógico de aprendizagem invertida, (3 horas online síncronas + 3 horas assíncronas).
Módulo 5 - Modelos pedagógicos de Gamificação e aprendizagem com jogos (3 horas online síncronas + 3 horas assíncronas)
Módulo 6 - Modelo pedagógico de Digital Storytelling (3 horas online síncronas + 3 horas assíncronas)
Módulo 7 - Modelo pedagógico de Project Based Learning (3 horas online síncronas + 3 horas assíncronas).
Módulo 8 - Avaliação em ambiente online com o uso da tecnologia (4 horas presenciais + 4 horas assíncronas)

Formador

Celestino Magalhães - licenciado em Engenharia Zootécnica pela Universidade dos Açores. Após a licenciatura, profissionalização no grupo 230, sendo professor de Matemática e Ciências Naturais numa escola portuguesa e formador na área de Tecnologias da Informação e Tecnologias Educativas. Mestrado em Sistemas de Informação e Mestrado em TIC - Tecnologias de Informação e Comunicação. As áreas de interesse incluem Matemática, Ciências, Tecnologia, Engenharia e Tecnologia Educativa. Encontra-se na fase de conclusão do doutoramento em Ciências da Educação, na especialização de Tecnologia Educativa, no Instituto de Educação da Universidade do Minho. Os interesses de investigação são o uso criativo de vídeo em educação e como a edição de vídeo usando smartphones e tablets pode ser uma estratégia pedagógica na compreensão de conceitos complexos em STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).
Reg. Acr. CCPFC/RFO-27109/10
Reg. Acr. CCPFC/ACC – 108771/20

Cronograma

Duração: 50 horas (43h online e 7h presencial)

Mês de novembro/2024 – 18:00-21:00 (segunda-feira)
dia 11/11 – 3 horas; 
dia 18/11 – 3 horas; 
dia 25/11 – 3 horas;

Mês de dezembro/2024 – 18:00-21:00 (segunda-feira)
dia 02/12 – 3 horas;
dia 09/12 – 3 horas;

Mês de janeiro/2025 – 18:00-21:00 (segunda-feira)
dia 13/01 – 3 horas
dia 20/01 – 3 horas
dia 27/01 – 4 horas

Inscrições até 04 de novembro de 2024
Registo de Acreditação CCPFC/ACC-113878/2
20 vagas disponíveis

Data e hora
segunda-feira, 11 de novembro de 2024
Início - 18:00 (Europe/Lisbon)
segunda-feira, 27 de janeiro de 2025
Fim - 21:00 (Europe/Lisbon)
Localização

Escola Superior de Desporto e Educação Jean Piaget de Vila Nova de Gaia

Alameda Jean Piaget, 106
V. N. Gaia 4405-678
Portugal
eventos.gaia@ipiaget.pt
Organizador

Escola Superior de Desporto e Educação Jean Piaget de Vila Nova de Gaia

eventos.gaia@ipiaget.pt
PARTILHAR

Descubra o que as pessoas veem e dizem sobre este evento e participe na conversa.