Matemática recreativa: jogos, magia e outras atividades “fora da caixa"

As inscrições estão encerradas

A sociedade atual exige dos cidadãos vários conhecimentos matemáticos nas mais diferenciadas situações do quotidiano.
Melhorar e promover a literacia matemática são objetivos pertinentes, de modo a preparar as novas gerações para uma cidadania informada e uma partição ativa na comunidade. O raciocínio lógico-dedutivo (saber pensar, prever a solução, aplicar a imaginação e a criatividade a novas situações, …) é uma competência importante não só para quem estuda matemática em ambiente escolar, mas também para a futura vida adulta dos atuais alunos, uma vez que vivemos numa sociedade cada vez mais tecnológica. Não será de mais recordar que conceitos matemáticos estão atualmente direta ou indiretamente inseridos no trabalho diário de praticamente todos os profissionais, pelo que a literacia matemática é um dos pilares essenciais para uma inclusão plena na sociedade atual.

Neste enquadramento e face à emergência da necessidade da flexibilização do currículo, esta formação visa promover a reflexão de práticas pedagógicas didáticas e uma consequente alteração para práticas inovadores e criativas, que se enquadrem no perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória e que permitam desenvolver, por exemplo, o raciocínio estratégico e o pensamento criativo que podemos encontrar nos jogos matemáticos e noutras atividades de matemática recreativa

Objetivos

- Conhecer as atuais perspetivas preconizadas pela investigação em matemática recreativa, numa lógica de articulação horizontal e vertical;
- Inteirar-se das potencialidades pedagógico-didáticas do jogo e das atividades lúdicas como, por exemplo, a magia e o origami, numa perspetiva de uma melhoria do desenvolvimento de competências lógico-matemáticas;
- Desenvolver as competências de matemática recreativa e lúdica dos professores, permitindo-lhes, no futuro próximo, desenvolver atividades na sua prática letiva de modo a estimular nos seus alunos uma maior literacia e interesse pela matemática;
- Identificar práticas e estratégias de abordagem lúdico-prática e informal na área da matemática e potenciais formas de implementação em contexto escolar;
- Apoiar os professores na conceção e construção de dispositivos didáticos de articulação da matemática com outras áreas disciplinares.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do 1º ciclo do Ensino Básico e Professores do 2º ciclo do
Ensino Básico do grupo de recrutamento 230

Programa

- Apresentação da formação e introdução dos conceitos gerais de matemática recreativa (2h síncronas).
- O origami como ferramenta para explorar conceitos simples de geometria em contexto escolar (vértices, arestas, diagonal, etc), bem como para melhorar a motricidade (1 hora síncrona para introdução aos conceitos básicos do origami; 1 hora assíncrona para pesquisa individual de uma atividade envolvendo esta temática e 3 horas presenciais síncronas para a concretização prática dos trabalhos de origami e partilha e discussão dos trabalhos entre o grupo de participantes).
- Jogos matemáticos de tabuleiro. Por exemplo: “Semáforo”, “Gatos & Cães” e “Rastro”, jogos que estão presentes no Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos e que são especialmente destinados ao primeiro e segundo ciclo. Este conteúdo será abordado do seguinte modo: 1 hora síncrona para introdução ao campeonato nacional de jogos matemáticos, em particular aos jogos específicos para primeiro e segundo ciclo; 1 hora assíncrona para leitura e compreensão das regras dos diferentes jogos propostos e 3 horas presenciais síncronas para a experimentação real dos jogos em pequenos grupos de modo a detetar potenciais dificuldades, bem como apreender potenciais estratégias vencedoras.
- Jogos matemáticos digitais, em língua portuguesa que permitam desenvolver as mais diversas competências lógicomatemáticas acessíveis aos alunos do primeiro ciclo. Como exemplo, explorar-se-á em profundidade a aplicação ATRMini (gratuita), bem como aplicações de Sudoku e outros jogos para crianças. Este conteúdo será abordado numa hora síncrona, seguida de duas horas assíncronas onde os participantes da ação irão explorar individualmente os jogos apresentados.
- Exploração de atividades de magia com uma forte estrutura matemática na sua conceção. Estas atividades serão sempre adequadas ao nível de ensino em causa, explicitando-se sempre quais os conteúdos matemáticos que estão a ser trabalhados. Esta seção irá ser trabalha em 4 horas totalmente síncronas.
- Preparação e apresentação dos relatórios finais dos participantes. Serão reservadas 3 horas para a sua elaboração (assíncronas), seguido de 3 horas de apresentação e discussão dos trabalhos individuais (síncronas).

Formador

Hélder Pinto: tem uma vasta experiência no âmbito da Matemática Recreativa tendo publicado vários livros nessa área em colaboração, por exemplo, com a Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) e a Federação Portuguesa de Futebol. Colabora ainda com o Clube de Matemática da SPM na divulgação de matemática através da publicação mensal de textos matemáticos para o grande público. Tem feito ainda diversas intervenções em escolas (do pré-escolar ao ensino secundário), bem como participado em encontros de professores de matemática como, por exemplo, o Profmat. É ainda colaborador regular do Jornal das Primeiras Matemática, publicação da Associação Ludus responsável pelo Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos.

Cronograma

26/10/2024 - 9h-13h Sessão presencial 
04/11/2024 - 18h-20h Sessão online 
09/11/2024 - 9h-13h Sessão online  
11/11/2024 - 18h-20h Sessão online 
16/11/2024 - 9h-13h Sessão online 
23/11/2024 - 9h-13h Sessão online 
25/11/2024 - 18h-20h Sessão online 
30/11/2024 - 9h-12h Sessão presencial 

O evento decorrerá em b-learning: online (19h); presencial (6h) 
Apenas disponibilizamos 20 vagas
Registo de Acreditação CCPFC-ACC-114246/22

Data e hora
sábado, 26 de outubro de 2024
Início - 09:00 (Europe/Lisbon)
sábado, 30 de novembro de 2024
Fim - 12:00 (Europe/Lisbon)
Localização

Escola Superior de Desporto e Educação Jean Piaget de Vila Nova de Gaia

Alameda Jean Piaget, 106
V. N. Gaia 4405-678
Portugal
eventos.gaia@ipiaget.pt
Organizador

Escola Superior de Desporto e Educação Jean Piaget de Vila Nova de Gaia

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