Metodologias Ativas: Aprendizagem mediada por tecnologias

As inscrições estão encerradas

Na definição e redefinição de estratégias em qualquer organização educativa, tal como a níveis mais concretos e próximos, até ao nível da sala de aula, o papel dos modelos de aprendizagem de diferentes formas, assume um cariz determinante, quer na definição de orientações, quer na alocação de recursos, quer na linha condutora de aulas, quer ainda na definição de percursos educativos para os alunos e planeamento constante por parte dos docentes.

O curso servirá para os professores beneficiarem de uma introdução às pedagogias ativas num contexto de ensino híbrido, considerando o papel do professor num contexto presencial ou a distância, com a adaptação às tecnologias e aos espaços virtuais de apoio à concretização de aprendizagens

Objetivos

• Introduzir a utilização de dispositivos móveis no ambiente de sala de aula.
• Fornecer aos professores diferentes competências de aprendizagem técnica e de inovação pedagógica para a utilização de dispositivos móveis em sala de aula.
• Promover uma utilização eficiente das tecnologias móveis nas atividades letivas.
• Integrar as componentes científica, técnica e pedagógica na elaboração de planos de aula. Construir, aplicar e refletir sobre recursos digitais para uso na sala de aula.
• Utilizar de forma colaborativa plataformas digitais.
• Conhecer e aplicar cenários de inovação pedagógica de gamification e flipped learning com a utilização de dispositivos móveis na sala de aula.

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Programa

Módulo 1 - O Mobile Learning em contexto de sala de aula (3h presenciais síncronas + 2 horas online assíncronas).
Definição e contexto.
Os diferentes dispositivos móveis utilizados O Tablet em contexto educativo
Aplicações a utilizar em contexto educativo.
As metodologias que podem ser usadas pelos professores com Tablets.
Reflexão sobre Aplicações utilizadas em contexto de sala de aula pelos professores.
Reflexão sobre Metodologias utilizadas em contexto de sala de aula pelos professores quando trabalham a tecnologia.
Reflexão sobre a integração destas tecnologias móveis nos programas curriculares.
A elaboração das conclusões e posterior discussão serão feitas em ambiente de trabalho colaborativo através das plataformas digitais Classroom e Padlet.
Síntese do debate a elaborar pelos formandos e a partilhar com todos os grupos.
Módulo 2 - O Tablet Definições Básicas (3h presenciais síncronas + 2 horas online assíncronas)
Apresentação das conclusões anteriores sobre Aplicações e Metodologias dos professores na sala de aula.
Princípios básicos da utilização do Tablet.
Instalar e desinstalar aplicações.
Criar e sincronizar contas.
Debate e partilha numa plataforma colaborativa.
Módulo 3 - Cenários de inovação pedagógica: Flipped Learning (3h presenciais síncronas + 2 horas online assíncronas)
Flipped Learning, Gamification na sala de aula: características principais destes cenários de inovação pedagógica.
Reflexão sobre os planos de aula com base nestes cenários de inovação pedagógica.
Utilizando a Câmara Fotográfica e vídeo para criar uma narrativa visual sobre um tema definido nos conteúdos programáticos.
Reflexão, desenho e construção de um modelo de gamification para a sala de aula.
Módulo 4 - Acompanhamento do desenvolvimento do trabalho autónomo dos formandos (3h presenciais síncronas + 3 horas online assíncronas)
Nesta sessão, os formandos darão conta do trabalho que estão a desenvolver no sentido de resolver problemas e enriquecer o projeto de cada um pela partilha entre pares.
Módulo 5 - Avaliação em ambiente online com o uso da tecnologia (4 horas síncronas)
A avaliação e a aferição ao longo do processo de aplicação dos cenários de inovação pedagógica considerando as três dimensões (ESPAÇO, PEDAGOGIA E TECNOLOGIA). 

Formador

Celestino Magalhães 
Licenciado em Engenharia Zootécnica pela Universidade dos Açores. Após a licenciatura, profissionalização no grupo 230 sendo professor de Matemática e Ciências Naturais numa escola portuguesa e formador na área de Tecnologias da Informação e Tecnologias Educativas. Mestrado em Sistemas de Informação e mestrado em TIC - Tecnologias de Informação e Comunicação. As áreas de interesse incluem Matemática, Ciências, Tecnologia, Engenharia e Tecnologia Educativa. Encontra-se na fase de conclusão do doutoramento em Ciências da Educação, na especialização de Tecnologia Educativa, no Instituto de Educação da Universidade do Minho. Os interesses de investigação são o uso criativo de vídeo em educação e como a edição de vídeo usando smartphones e tablets pode ser uma estratégia pedagógica na compreensão de conceitos complexos em STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).
Reg. Acr. CCPFC/RFO-27109/10
Reg. Acr. CCPFC/ACC – 108771/20

Cronograma

Mês de outubro/2024 – 18:00 
dia 07/10 – 3 horas; 
dia 14/10 – 3 horas; 
dia 21/10 – 3 horas; 
dia 28/10 – 3 horas.
Mês de novembro/2024 – 18:00 
dia 04/11 – 4 horas.

Pós-Laboral - 18h - 21h, às segundas-feiras 
O evento decorrerá em e-learning: online -  25 horas (16h – presencial (online) 9h – trabalho autónomo)
Registo de Acreditação CCPFC/ACC-114087/22
Apenas 20 vagas!

Data e hora
segunda-feira, 7 de outubro de 2024
Início - 18:00 (Europe/Lisbon)
segunda-feira, 4 de novembro de 2024
Fim - 22:00 (Europe/Lisbon)
Localização

Escola Superior de Desporto e Educação Jean Piaget de Vila Nova de Gaia

Alameda Jean Piaget, 106
V. N. Gaia 4405-678
Portugal
eventos.gaia@ipiaget.pt
Organizador

Escola Superior de Desporto e Educação Jean Piaget de Vila Nova de Gaia

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